Caixa de Pesquisa

Digitar o assunto desejado

terça-feira, 1 de maio de 2018


CÍRCULO DE ORAÇÃO
DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ
  
Relato HISTÓRICO
  
da Oficialização em 1948
aos dias atuais


___________________________

Surgimento do Círculo de Oração
no Brasil

Albertina Bezerra Barreto
A origem do círculo de oração da Assembleia de Deus no Brasil está entrelaçada a história de fé da pernambucana Albertina Bezerra Barreto, considerada a pioneira neste trabalho em nosso país.
Em março de 1942, precisando de um milagre para a sua filha que não andava nem falava, e que, segundo os médicos, só viveria oito anos, Albertina reuniu um grupo de senhoras que passaram a orar das 9 da manhã às 16 horas, até que a criança começou a andar e a pronunciar as primeiras palavras. 
Com o aumento dos participantes, foi oficializado em Recife o primeiro trabalho de Círculo de Oração, tendo como dirigente Malphara Bezerra e Albertina Barreto. Em pouco tempo, outros trabalhos foram surgindo em cidades vizinhas até que se espalhou por todo o país.
Sobre o nome dado ao “circulo de oração”, a fundadora esclareceu que surgiu por causa de um folheto lido, no qual dizia: “Vamos circular nos céus com as nossas orações”.

Círculo de Oração de adultos da Assembleia de Deus em Mossoró:
Relato Histórico

Norma Lima de Santana
Em Mossoró, o trabalho de círculo de Oração, iniciado na Igreja Central mostrou-se próspero, abençoado e bem frequentado desde os primórdios de sua criação.
Segundo testemunho de crentes assembleianos dos primeiros tempos, ainda na gestão do pastor José Batista, crianças, em grande número, eram arrebanhadas por Abilene, filha de irmã Norma Lima e levadas ao templo com finalidade de buscar a Deus em oração.
Tal prática tornou-se corriqueira e assim, pessoas de todas as idades se uniram a esse grupo de pequeninos que liderados pela irmã Norma Lima orava na igreja central às nove horas da manhã.
Em uma destas reuniões, foram batizados no Espirito Santo 60 crentes, entre adultos e crianças. Entre os que foram batizados encontrava-se a filha da irmã Norma, Noeme Lima de Santana, na época com 5 anos de idade.
Em 29 de abril de 1948, o círculo de oração fundado e dirigido pela irmã Norma Lima, foi oficializado pelo pastor Petronilo dos Santos, sucessor do Pastor José Batista.
Por 45 anos a irmã Norma Lima de Santana dirigiu o trabalho de oração, auxiliada pelas esposas dos pastores-presidentes, encerrando-se este ciclo com Angelita Inácio da Silva.  A Irmã Angelita foi, portanto, a última esposa de Pastor presidente a atuar como auxiliar do circulo de oração (1981 a 1993). A partir de 1993, assumiu como vice-dirigente a irmã Mariza Albuquerque.
Em 07 de maio de 1996, após 48 anos, servindo com dedicação ao trabalho de oração e no ministério Infantil no que se refere as apresentações de Natal, a Irmã Norma dormiu no Senhor, encerrando o bom combate e carreira como dedicada obreira do exército de Cristo.
Na mesma data, assume a direção do trabalho a Irmã Mariza Albuquerque. Esta permaneceu como dirigente de Circulo de oração e coordenadora geral de 1996 a 2009, portanto, 12 anos à frente deste trabalho.
Como secretária, destaca-se a atuação de 15 anos da Irmã Carmelita Ferreira, iniciando-se em 1978, na gestão do Pastor Manoel Nunes da Paz até 1993.
A partir de então, a convite do Pastor João Gomes da Silva, Íris Cavalcante, assumiu o cargo de secretária geral, e por 19 anos desempenhou com êxito esta função.
Em 31 de maio de 2001, a Irmã Aparecida Borges passou a cooperar no trabalho de Círculo de Oração de adultos, inicialmente como vice-coordenadora.
Com o crescimento do trabalho, em 2002 a Irmã Mara Rúbia foi convidada a assumir a função de 2ª vice-coordenadora geral.
Sucedendo Mariza Albuquerque no final de 2009 assumiu a Coordenação Geral do Círculo de Oração de Adultos a irmã Aparecida Borges, e neste trabalho tem permanecido até o ano em curso.
A irmã Mara Rúbia que já atuava no trabalho assumiu a função de vice-coordenadora.
Em 2010, para reforçar o trabalho de visitas e acompanhamento aos círculos de oração, assume como 2ª vice-coordenadora a irmã Helenir Firmino que também atua no trabalho como tesoureira.
Em 2010, com sua mudança para o campo Mara Rubia despediu-se do cargo, sendo, em 2011, sucedida pela irmã Dorinha Saraiva. 
         Por ocasião deste aniversário de 70 anos, Jubileu de Vinho, a irmã Aparecida Borges conta com co-participação das vice-coordenadoras Suzana Galvão que atua desde março de 2013 e Heleni Firmino, desde janeiro de 2010.


Suzana Galvão - Aparecida Borges - Heleni Firmino
A atual Secretária Geral, Gesse Oliveira, assumiu o cargo em 5 de junho 2014, e tem como auxiliar de comunicação e eventos a irmã Margarete Moraes que colabora com o trabalho desde 2012, atuando inicialmente como 2ª secretária Geral.
No ano em curso, assume como segunda secretária do Círculo de Oração de Adultos a irmã Kássia Jemima Borges.
O departamento de Circulo de Oração de Adultos, sob a direção geral da irmã Aparecida Borges, dispõe de 156 círculos de orações, que se encontram na responsabilidade de 25 coordenadoras setoriais com o apoio de suas vices, dirigentes locais, vices-dirigentes e secretárias.
Desde 2009, ainda na gestão de Pastor Martim Alves da Silva, passando por 2012 ano em que tomou posse o Pastor Francisco Cicero de Miranda até os dias atuais, foram oficializado 43 novos círculos de oração na zona urbana e rural.
Ao longo do mês, a cada quinta feira, o Circulo de Oração Geral, que acontece no templo central, recebe a colaboração presencial dos diversos setores agrupados em blocos de 4 ou 5, com exceção dos círculos de oração de áreas missionárias, cuja ausência é justificada pela distância e dificuldade de locomoção.
Ao longo do ano, as coordenadoras cumprem uma escala de estudos sequenciados da palavra de Deus na qual, a cada semana, uma delas faz a explanação sistemática de um capítulo bíblico.
Tal projeto foi idealizado por Aparecida Borges com finalidade de capacitar as coordenadoras para a ministração da palavra em situações formais da pregação do evangelho.
Na penúltima quinta-feira de cada mês, o círculo de oração inicia às 9 horas da manhã, realizando uma prática de consagração e suplica denominada “O dia do clamor”.
Nesta última década, o nosso Senhor Jesus tem coroado o trabalho do Círculo de Oração com Batismo no Espírito Santo, curas divinas, salvação de almas e muitas outras maravilhas que são testemunhadas nos Círculos de oração.
E assim tem sido dada continuidade ao trabalho de oração iniciado nos primórdios da Assembleia de Deus na cidade Mossoró. 
São, portanto, 70 anos de clamor a Deus com oração, consagração, súplicas e lágrimas. 70 anos de Gratidão pelas incontáveis maravilhas operadas como resposta das orações alçadas em favor de muitos. 
70 anos de testemunhos apresentados em forma de votos e relatos de bênçãos recebidas, sendo um lugar de refúgio para aqueles que, pela fé, buscam um abraço de Deus e respostas para causas difíceis ou até mesmo impossíveis.     
Nesta data, 01 de maio de 2018, com a benção e a graça de Deus, o trabalho de Circulo de Oração chega ao seu Jubileu de Vinho; e com verdadeiro júbilo, comemora uma existência permeada por lutas e vitórias.
E em nome do Senhor Jesus continuará avançando em pleno vigor com louvável êxito e frutos abundantes para a Glória do Pai.

70 anos de Circulo de Oração.
Até aqui nos ajudou o Senhor!

Em 1º de maio de 2018
Texto de Margarete Moraes



Referências

MARQUES, Eliude. Manual do Círculo de Oração. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

MORAES, Margarete S. Jubileu de Brilhante: Circulo de Oração em Mossoró. Mímeo, 2008.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

.