Caixa de Pesquisa

Digitar o assunto desejado

terça-feira, 19 de agosto de 2014

CASAMENTO: A Metáfora da união com Deus

      Através de toda Escritura a união do casamento é usada como metáfora ou imagem do relacionamento entre Deus e seu povo. No Antigo Testamento, Israel é retratado como esposa de Javé. Quando Israel se torna infiel e adora a outros deuses, é  descrito como prostituta (Jr 3.1; Ez 23). Seu adultério espiritual foi tão desprezível diante dos olhos de Deus que ele emitiu carta de divórcio (Jr 3.8). Na verdade, esta foi mais uma separação, já que Deus, em seu imenso amor pelo povo escolhido, não podia suportar a ideia de romper com Israel sem a promessa de renovo (Os 2.14-20; 5.15).
    Nas cartas e no Livro de Apocalipse, a Igreja é descrita com Noiva de Cristo. A experiência de obter uma noiva foi semelhante para Adão e Cristo: Adão foi colocado para dormir; Cristo foi sepultado num túmulo. Quando Cristo veio à terra em forma humana, deixou seu Pai. Quando começou seu ministério e , finalmente, morreu na cruz, deixou sua mãe. Isso foi para que se cumprisse o propósito da separação do objeto de seu amor - seu povo. Quando Cristo é recebido no coração de um pecador, eles se tornam uma só carne (Gn 2.24; 1Co 6.15).
     O foco e o rumo de uma vida são mudados por completo através do casamento de uma experiência pessoal com Jesus Cristo. O casamento (Co 7.3) e o fato de tornar-se um filho de Deus (Mc 8.34; 1Co 6.20; 7.23) representam morrer para si e ter responsabilidade diante de Deus e dos outros. Um marido ou esposa não podem ser fiéis a mais de um companheiro, como um cristão não pode servir a qualquer outro Deus (Mt 6.24). Não devemos hesitar em nos entregarmos totalmente a Deus or causa do alto preço que ele pagou por nós (1Pe 1.18-19). Deus nos deu tudo o que tinha para dar e agora espera o nosso tudo como resposta (Rm 12.1-2).
    No casamento, dois corações se unem, tornando um dependente do outro para viver. Isso foi descrito em João 15, onde Jesus é a vinha e os cristãos, os galhos. Através do preenchimento do Espírito Santo e seu controle da vida de ambos os parceiros, esta imagem do casamento e o relacionamento paralelo de Cristo com sua Noiva ficam em evidência. O Espírito Santo enche e preenche a ambos. 


(Texto extraído da Bíblia da Mulher - pag. 1377)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.