Embora o assunto da formação de novas famílias não seja especificamente tratado na Bíblia, ela nos traz alumas advertências que parecem relevantes:
1. Forme sua nova família em Cristo. Se erros foram cometidos no passado, busque o perdão de Deus e dos envolvidos e deixe o que passou pra trás de modo a ir ao encontro de futuras oportunidades com alegria. Reconheça abertamente que cada membro da família tem um relacionamento distinto e insubstituível com Cristo e que juntos vocês são uma "miniversão" do corpo de Cristo em ação. Busque entender e desenvolver os dons espirituais individuais de cada pessoa em sua nova família. Orem juntos. Faça de de Cristo o centro de interesse e a autoridade maior em sua casa.
2. Deixe claro os limites de autoridade e responsabilidade. Quanto maior for a responsabilidade dos pais sobre os filhos, maior será a autoridade que devem exercer. Discuta aberta e francamente com seu parceiro a necessidade de definir claramente o papel de cada um sobre cada filho da nova família, de maneira a manter a ordem em casa (ICo 14.40).
3. Diálogo encorajador. A harmonia completa, a paz e a ordem requerem um diálogo claro, direto e convincente. Promova conversas para expor descontentamento, compartilhar ideias e opiniões e para tomar decisões familiares, mostrando apreço pela contribuição de cada membro (Ef 4.29-32).
4. Reconheça e valorize diferenças individuais. Faça isso mesmo que você busque a coesão familiar. Permita que cada pessoa tenha a liberdade de expressar sua própria personalidade, habilidade e capacidade dentro dos limites das regras familiares (Rm 12.10-12).
5. Descubra e adote atividades que agradem a todos (Amós 3.3).
(Texto extraído da Bíblia da Mulher, pag. 67)
Nenhum comentário:
Postar um comentário