Caixa de Pesquisa

Digitar o assunto desejado

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NOVA FAMÍLIA: Construindo um novo lar

         Embora o assunto da formação de novas famílias não seja especificamente tratado na Bíblia, ela nos traz alumas advertências que parecem relevantes:
   1. Forme sua nova família em Cristo. Se erros foram cometidos no passado, busque o perdão de Deus e dos envolvidos e deixe o que passou pra trás de modo a ir ao encontro de futuras oportunidades com alegria. Reconheça abertamente que cada membro da família tem um relacionamento distinto e insubstituível com Cristo e que juntos vocês são uma "miniversão" do corpo de Cristo em ação. Busque entender e desenvolver os dons espirituais individuais de cada pessoa em sua nova família. Orem juntos. Faça de de Cristo o centro de interesse e a autoridade maior em sua casa.
   2. Deixe claro os limites de autoridade e responsabilidade. Quanto maior for a responsabilidade dos pais sobre os filhos, maior será a autoridade que devem exercer. Discuta aberta e francamente com seu parceiro a necessidade de definir claramente o papel de cada um sobre cada filho da nova família, de maneira a manter a ordem em casa (ICo 14.40).
      3. Diálogo encorajador. A harmonia completa, a paz e a ordem requerem um diálogo claro, direto e convincente. Promova conversas para expor descontentamento, compartilhar ideias e opiniões e para tomar decisões familiares, mostrando apreço pela contribuição de cada membro (Ef 4.29-32).
      4. Reconheça e valorize diferenças individuais. Faça isso mesmo que você busque a coesão familiar. Permita que cada pessoa tenha a liberdade de expressar sua própria  personalidade, habilidade e capacidade dentro dos limites das regras familiares (Rm 12.10-12).
      5. Descubra e adote atividades que agradem a todos (Amós 3.3).

(Texto extraído da Bíblia da Mulher, pag. 67)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

.