Caixa de Pesquisa

Digitar o assunto desejado

Jubileu/Brilhante

Prefácio

A oração é fundamento de toda e qualquer edificação espiritual ou material. Ao dobrar-se de joelhos para orar a Deus, cava-se fundo o alicerce da adoração, e eleva-se súplicas que chegam ao trono da graça. Ao perseverar, aqueles que oram vêem surgindo sólidas respostas, porque Deus se inclina para ouvir os seus e move-se pelas suas orações. Ao longo dos anos, mulheres de coração quebrantado e contrito curvam-se de joelhos fazendo-se pequenas diante do Todo Poderoso, a fim de reconhecer sua grandeza e dar-lhe glória. As lágrimas que deslizam atravessando suas singelas faces são recebidas no Céu. Chegam ao trono de Deus, e o Altíssimo, na sua infinita misericórdia, responde com providência, com unção, graça e, por vezes, com o silêncio divinal que só se compreende pela fé.
            Parabéns, mulheres de Deus, pelo Jubileu de Brilhante, pelos 60 anos de adoração, intercessão e vitórias!  

Margarete Solange Moraes

01

Mensagem do Pastor Martim Alves da Silva, Presidente da AD em Mossoró e Região


Sentimo-nos felizes em realizarmos o Jubileu de Brilhante do Círculo de Oração da assembléia de Deus em Mossoró, em um momento muito especial, quando experimentamos um crescimento vertiginoso na membresia da nossa igreja, bem como a celebração dos 80 anos de fundação da nossa denominação nesta cidade.
Louvamos a Deus pelos 60 anos de Círculo de Oração, um trabalho persistente de oração de mulheres de Deus que, nas tardes quentes de Mossoró, se dedicam em nossos templos espalhados neste município, buscando a Deus com muito fervor, suplicando as mais ricas e insondáveis bênçãos de Deus para si mesmas, pelas famílias, pela igreja, pela sociedade, enfim, por todos os necessitados. Mas não é somente para a oração em si mesma: também há os lindos testemunhos que as servas de Deus vêm contar, aquilo que receberam do Senhor, bem como seus pedidos de oração em favor de quem está esperando receber uma solução de algum problema que está atravessando.
Temos sobeja razão de agradecer a Deus pelo seu 60º aniversário, pois ao longo desse tempo, experimentamos retumbantes vitórias em Cristo Jesus, nosso Senhor. Se as nossas pioneiras estivessem entre nós, certamente teriam muito que dizer daqueles primeiros anos deste trabalho de oração, de como viam a boa mão de Deus operar. Ainda hoje, vemos o quanto Deus tem feito através desse trabalho de oração! Portanto, irmãs batalhadoras na oração, prossigam no Círculo de Oração; orando, testemunhando e louvando ao Senhor pela Sua benignidade e misericórdia. Meditação em I Ts 5. 17 “Orai sem cessar”.

02

Mensagem da Irmã Fátima Araújo
Coordenadora Geral do Departamento Feminino

Eu louvo a Deus por esses 60 anos do Círculo de Oração em Mossoró. E pelas pessoas que ao longo desses anos permanecem de joelhos buscando ao Senhor, clamando, intercedendo por si, por seus familiares, enfim por toda igreja. Durante esses anos, grandes maravilhas Deus tem operado em resposta a essas orações.
A Bíblia nos diz que a oração de um justo pode muito em seus efeitos, por isso vale a pena perseverar na oração e cada dia estar mais aos pés de nosso Deus, adorando-O em espírito e em verdade, buscando Sua misericórdia e Sua graça, pois os dias são difíceis, de modo que sem o auxílio divino não poderíamos ter vitória sobre as lutas e adversidades que nos sobrevêm.
Portanto, continuem buscando a Deus em oração com fé, crendo, como está escrito em Hb 11. 6: “Que é necessário aquele aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. 

03

Mensagem da Irmã Mariza Albuquerque Coordenadora 
Geral do Círculo de oração 


Agradeço a Deus por esses anos que Ele tem me suportado na coordenação do Círculo de Oração de Adultos e pelas companheiras fiéis que tem levantado para me ajudar. Sem elas o trabalho sofreria, pois as enfermidades têm me assolado, me deixando em casa muitas vezes. Desejo estar empenhada na obra do Senhor, mas nem sempre tenho podido participar.
Costumo dizer que o trabalho de oração é um compromisso grande com Deus. É como uma alavanca, uma força poderosa para o engrandecimento do Reino de Deus. Sempre quando falo à igreja, incentivo que orem sem esmorecer, porque “aquele que pede recebe, e ao que bate se abre”. Meu desejo é que Deus levante intercessores para a oração, pois na verdade são poucos os que oram. Muitos não perseveram, estão desistindo desse trabalho tão especial.
Hoje, devido à idade e às constantes enfermidades, oro para que Deus levante uma companheira para assumir em meu lugar, como me levantou para substituir a Irmã Norma, doze anos atrás.
Agradeço ao Pastor Martim e demais irmãos que contribuem na obra do trabalho de oração. Agradeço a Irmã Fátima Araújo, que tem me compreendido quando não posso comparecer às reuniões. 

04

Relato Histórico

Conta-se que o trabalho de Círculo de Oração na Igreja Central em Mossoró começou com a reunião de um grande grupo de crianças, liderado pela Irmã Norma Lima de Santana. Há registro da presença de um bom número de pequeninos em fotografias da Igreja Central nos primeiros tempos. Os pequenos oravam e Deus respondia, e confirmava a obra batizando-os com Espírito Santo. Dentre as crianças batizadas estava a filha da Irmã Norma, Noeme Lima de Santana, que na época tinha cinco anos de idade.
Vendo as maravilhas operadas através da oração, o então pastor da igreja, Petronilo dos Santos, resolve oficializar em 29 de abril de 1948, o trabalho de Círculo de Oração no Templo Central, o qual teve por fundadora e primeira dirigente a valorosa Irmã Norma Lima.
No decorrer de quarenta e cinco anos auxiliaram a Norma Lima as esposas dos pastores-presidentes, iniciando-se pela Irmã Sebastiana (Seba), esposa do Pastor Petronilo (1948-1950), em seguida vieram: Irmã Maria, esposa do Pastor Taveira (1950-1955), Irmã Noemia, esposa do Pastor Aristóteles Torres (1955-1956),  Irmã Maria Vieira, esposa do Pastor Antonio Vieira (1956-1959), Irmã Irene, esposa do Pastor Nicácio (1959-1961), Irmã Edite, esposa do Pastor José Barbosa (1961-1964), Irmã Dilma, esposa do Pastor Manoel Nunes da Paz (1964-1981) e, por fim, a  Irmã Angelita, esposa do saudoso Pastor João Gomes (1981-1993). Em 19 de maio de 1994, a Irmã Mariza de Souza Albuquerque torna-se oficialmente vice-dirigente do Círculo de Oração de Adultos no Templo Central.
A Irmã Norma Lima com firmeza iniciou o trabalho de oração e nele perseverou por quarenta e oito anos, sendo os últimos dois anos um caminhar difícil, visto que as enfermidades lhe traziam limitações. De sua casa até o templo seguia apoiando-se nas paredes com passos lentos, porém com grande desejo de servir a Deus. Em 07 de maio de 1996 dorme no Senhor, encerrando sua carreira. Nessa data, conforme determinação de Deus, assume a direção do trabalho a Irmã Mariza Albuquerque.

05

A Irmã Carmelita Ferreira desde 1978, na gestão do Pastor Manoel Nunes da Paz (1964-1981), tem colaborado como secretária do Círculo de Oração de Adultos no Templo Central, e com dedicação persevera auxiliando incansavelmente a Irmã Mariza, como havia feito com a saudosa Norma Lima de Santana. No ano 1993, a convite do Pastor João Gomes, a Irmã Íris Cavalcante, passou a servir na obra de Deus como secretária geral do Círculo de Oração, organizando os cronogramas anuais e fazendo-se presente nos círculos de oração dos diversos setores.
Em 1998, 50 anos desde a fundação desse trabalho, comemorou-se numa grande festa espiritual o Jubileu de Ouro. Era ainda recente a partida da Irmã Norma Lima rumo ao lar celestial, quando aconteceu o grande evento, no período de 01 de maio de 1997 a 01 maio de 1998 uma extensa programação, incluindo-se uma folha de intercessão mensal. A Irmã Mariza, à frente do trabalho, ministrou para o Povo de Deus, uma palavra de convocação e incentivo à oração. No dia 1º de maio de 1998, por ocasião da cerimônia de encerramento desse Jubileu, conta-se com a presença de pastores, evangelistas, dirigentes de congregação, irmãos e irmãs de diversos lugares. Numa tarde de muito poder, a palavra foi ministrada pela Irmã Aparecida Borges, que fez referência a I Sm 18. 14, versículo que diz: “Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele”. Registra-se nesse dia que Jesus batizou seis pessoas com Espírito Santo.
Assim, com o passar dos anos, a obra avança tornando-se necessário que mais obreiras sejam levantadas para auxiliar esse árduo porém gratificante trabalho. Dessa forma, em 31 de maio de 2001, para engrossar o exército das mulheres que oram, a Irmã Aparecida Borges passa a cooperar no trabalho, assumindo a Vice-Coordenação Geral do Círculo de Oração. Novos Círculos de Oração continuam surgindo, e com eles novos desafios. Com o crescimento do trabalho tanto na zona urbana como na zona rural, fez-se necessário o ingresso de uma outra auxiliar na coordenação, com finalidade de atender melhor às visitas aos trabalhos. Para tal, Deus levanta a Irmã Mara Rúbia que, juntamente com as demais obreiras, passou a cumprir o chamado do Mestre. Além delas, muitas outras mulheres de Deus têm sido levantadas nos setores para compor o cenário da oração da Assembléia de Deus em Mossoró.

06

Atualmente a coordenação do Departamento de Círculo de Oração está representada da seguinte forma:

Círculo de Oração de Adultos:
Coordenadora Geral: Mariza de Souza Albuquerque
Vice-Coordenadora Geral: Aparecida Borges
Secretária Geral: Íris Cavalcante

Coordenadoras dos Círculos de Oração Setoriais

Setor I – Railda Marques Fernandes
Setor II – Maria Concebida Rocha Xavier
Setor III – Maria Gomes Praxedes
Setor IV – Maria Neide da Costa
Setor V – Irenilde Fernandes de Aquino
Setor VI – Silvia Helena Alves de Melo
Setor VII – Luzia Félix da Silva Guedes
Setor VIII – Elineide Alves de Freitas
Setor IX – Eliane Ferreira
Setor X – Albaniza Freire Pereira da Silva
Setor XI – Alzenir Maria da Silva

Enfim, todas essas mulheres que cooperam nesse trabalho são testemunhas de que Deus tem sido extremamente amoroso e que as impulsiona a servir com alegria. Sessenta anos se passaram, mas o cuidado de Deus permanece o mesmo, levantando e capacitando a todos que ouvem e atendem ao seu chamado.
 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração” (Jr 29.13).

Alegremo-nos é Jubileu!  

07

Mulheres que Fazem a História

Albertina Bezerra Barreto
e Norma Lima de Santana

Albertina
A Irmã Albertina foi a pioneira na implantação do trabalho do Círculo de Oração no Brasil. Em 06 de março de 1942, fundou em Recife o primeiro Círculo de Oração, sendo também responsável pela criação desse trabalho na Paraíba. A Irmã Norma Lima de Santana (1912-1996) foi a fundadora do Círculo de Oração em Mossoró em 29 de abril de 1948 e com dedicação esteve a frente desse trabalho por quarenta e oito anos.    




Railda Marques Fernandes, Aparecida Borges, Íris Cavalcante e Mara Rúbia 


08

Irmã Fátima Araújo e Coordenadoras do Departamento Feminino dos Setores de Mossoró


Irmã Aparecida Borges e Coordenadoras do Círculo de Oração dos Setores


09

Dirigentes do Círculo de Oração das Congregações Presentes na reunião do Jubileu de Brilhante


Íris Cavalcante – Secretária Geral do Círculo de Oração e Elizabeth da Silva – Secretária do Departamento Feminino


10

Palavra de Agradecimento da Irmã
Aparecida Borges - vice-coordenadora
Geral do Círculo de Oração

Ao nosso Deus tributamos toda honra e Glórias pelas grandes conquistas e por, ao longo destes 60 anos ter levantado mulheres no Ministério da Intercessão. Agradecemos às equipes que juntas trabalharam neste Jubileu. Ao nosso Pastor Martim Alves da Silva e sua esposa, Irmã Fátima Araújo, pelo apoio e incentivo sempre que deles precisamos. 
Às coordenadoras de cada setor (departamento Feminino e Círculo de Oração), em especial às dirigentes de Círculo de Oração, pela dedicação na causa do Mestre.
Em particular agradeço ao Senhor, pelo privilégio de ter participado dessa história, na qual testemunhamos grandes vitórias na vida de muitos. Por isso afirmamos que “Deus moveu-se pelas nossas orações” (Ed 8. 23)
Jubileu é tempo de restituição, de resgate, de retorno às raízes, de perdão, de proclamação de liberdade, de sustento ao fraco, de respeito ao pobre. Chamado ainda de Ano das Providências. Que o nosso Deus cumpra tudo isso em nosso meio. Nesta oportunidade convido a todos a participarem deste grande desafio que é buscar a face do Senhor. “Irei ao Altar de Deus, do Deus que é a minha grande alegria” (Sl 34.4)
A Ele, minha eterna gratidão.

11

Jubileu do Círculo de Oração

Letra e Música: Pr. Francisco Vicente.
Vocal e Acompanhamento: Grupo Gilgal

Tema: “Deus moveu-se pelas nossas orações” (Ed. 8.23).

                    I
É a grande festa é alegria
Sessenta anos de Círculo de Oração
A Igreja canta esta melodia
É o Jubileu de Brilhante em ação
Alçamos nossa voz em harmonia
Com gratidão dos nossos corações

BIS
 
Jubileu, Jubileu, Jubileu
Deus ouviu as nossas orações.

                     CORO

BIS
 
Graças damos, graças damos,
Com fervor que arde em nossas corações
Nós oramos, nós clamamos,
Deus moveu-se pelas nossas orações.

                     II
Sessenta anos que se passaram
Vitoriosos com Jesus o Salvador
Frutos maduros já foram colhidos
E já estão no celeiro do Senhor
Outros aguardam o grande dia
E novos salvos cantam também

BIS
 
Alegremente neste Jubileu
Na certeza Jesus breve vem.

                      III
E neste Jubileu de tanta glória
Nos alegremos na presença do Senhor
O Espírito Santo enche nossas vidas
De santa paz, gozo e profundo amor
Se houve lutas, mais foram as vitórias
E bênçãos que o Senhor nos dar

BIS
 
Sinta a presença dEle em tua vida
Venha agora conosco cantar.


12


13

.